Fundada em 2007
Tudo começou, graça as novas associações dos surdos fundadas no Distrito Federal, que há muitos anos os surdos brasilienses trabalhavam na ideia de fundar uma federação, pois sempre existiu duas associações, sendo a mais velha, a Associação dos Surdos de Brasília – ASB, situada no Cruzeiro Velho, e outra Associação Desportiva dos Surdos de Brasília – ADSB, situada na Taguatinga, assim o registro não permitia criar a federação por terem número menor de 3 (três) entidades. As duas associações eram filiadas diretamente à Confederação Brasileira de Desporto de Surdos - CBDS, mas elas sempre enxergaram a necessidade de descentralizar o trabalho. Entretanto, o fato de o Distrito Federal ser uma unidade do país com organização diferenciada dificultou o processo de fundação.
As novas associações que são Associação dos Surdos de Santa Maria e Entorno – ASSME, Associação Sócio-Cultural dos Surdos de Planaltina – ASSURP e a Associação Sócio-Cultural dos Surdos de Sobradinho – ASSURS, que possibilitaram criar Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos – FBDS como federação distrital.
Fundada no dia 04 de fevereiro de 2007, pela comissão constituída Deborah Dias de Souza, representante da ASB, Fernando Jacomini Felicio, representante da ADSB, Pedro Melo Soares de Morais, representante da ASSURP e Paulo Humberto Matos de Alencar, representante da ASSME. E no dia 04 de março tomou posse a primeira presidente fundadora Deborah Dias de Souza e pelo vice-presidente Pedro Melo de Soares Morais.
A principal preocupação é a democratização do esporte e lazer, participação dos campeonatos brasileiros, regionais e internacionais e a implantação de projetos sociais que beneficiem principalmente as crianças e jovens do DF.
"A FBDS tem como objetivo: garantia de “valorizar a prática esportiva dos atletas surdos, alem da saúde, o bem-estar e a tática, o esporte é uma etapa que valoriza potencialidades, proporciona a convivência e a troca de experiência com outros surdos e promove uma elevação de sua autoestima.”