No fim de semana dos dias 2 e 3 de dezembro de 2023, ocorreu a 4ª Edição da Surdolimpíada Nacional e a 3ª Etapa do Circuito Nacional Vôlei de Praia dos Surdos 2023, na cidade de Londrina-PR, sob a realização da CBDS, evento que proporcionou disputas de diversas modalidades individuais e em dupla. A FBDS levou 13 surdoatletas para participar do evento e disputarem as seguintes modalidades: atletismo, boliche, natação e vôlei de praia.
Os surdoatletas da FBDS trouxeram 8 medalhas, foram conquistas do atletismo e natação, sendo eles ouro, prata e bronze. E no Circuito Nacional de Vôlei de Praia, a equipe masculina conquistou o 3º lugar e a feminina 2º e 4º lugar, já no boliche resultou em 10º lugar.
O Distrito Federal ficou em 7º lugar no ranking geral de medalhas, mas não há motivos para desânimo, a FBDS se orgulha de cada um dos atletas pelo empenho, esforço e representatividade, pois foi uma experiência e oportunidade para os surdoatletas persistirem na vitória.
Segue a classificação dos atletas em cada modalidade:
ATLETISMO
2 Ouros (100m e 200m rasos) - Lucas Nunes Mendes
1 Bronze (400m rasos) - Higor Caldeira Ribeiro
NATAÇÃO
1 Prata (400m livre) - Daniela Francescutti Martins Hott
3 Bronzes (50m Borboleta e 100m costas) - Daniela Francescutti Martins Hott
1 Bronze (categoria: 50m peito) – Natalia Francescutti Martins Hott
BOLICHE
10º Lugar – Renato Jefferson Bezerra Leão Gregorio
3ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL VÔLEI DE PRAIA
Equipe masculina:
3º Lugar - Lincoln Marcio Barbosa e Mendelson Noberto Alves
Equipe feminina:
2º Lugar: Iara Rodrigues Gonçalves e Franciane Ulson
4º Lugar: Ana Paula Nascimento Teixeira e Simone Fernandes de Souza Machado
Parabéns aos atletas pela conquista, a FBDS se orgulha de todos pelo empenho e dedicação.
Por fim, a FBDS agradece à Secretaria de Esporte e Lazer do DF pelo apoio aos surdoatletas e a disponibilidade do transporte terrestre pelo COMPETE BRASÍLIA que levou os 13 surdoatletas a participarem do evento.