No último final de semana, participaram 50 surdoatletas vindos de todo o Brasil no Circuito Nacional de Vôlei de Praia de Surdos no Distrito Federal (12 duplas femininas e 13 duplas masculinas), que competiram no total de 43 jogos. Foram dois dias intensos de muita emoção, sob sol forte e muito calor.
Na sexta-feira (01/04), os participantes começaram a chegar ao hotel St. Paul Plaza para fazer o check-in, que ficaram até o domingo (03/04). Os participantes inscritos receberam o kit do evento, tal como: camiseta do evento, regata de vôlei de praia, bolsa esportiva, squeeze, máscara de proteção facial e frasco de higienizador em gel para mãos.
No sábado, ocorreram 35 jogos nas categorias masculinas e femininas, incluindo as quartas-finais. No dia seguinte, disputaram apenas as semifinais e finais, no total de 08 jogos.
A dupla do Paraná Daniela/Júlia conquistou o título da etapa em um jogo emocionante contra a de Pernambuco Elizabeth/Carolina, que ficou em segundo lugar, e a dupla do Distrito Federal Iara/Simone ficou 3º lugar contra a de Goiás Lara/Larissa.
Já na categoria masculina, a dupla gaúcha, Alexandre/Álvaro, levou o melhor na competição. As duplas Lincoln/Mendelson e Rodrigo/Daniel, ambas do Distrito Federal, ficaram em 2º e 3º lugar respectivamente.
Para finalizar o evento, Daniela (PR) e Alexandre (RS) foram escolhidos como melhores jogadores do evento, escolhidos pela equipe de arbitragem.
A realização deste evento foi possível graças ao principal patrocínio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Paradesporto (Termo de Fomento Plataforma+Brasil nº 917206/2021), via Emenda Parlamentar de autoria da Senadora Leila do Vôlei, cujo recurso financeiro foi fundamental para organização e realização do evento em tela.
Gratidão à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos – CBDS por dar aval em 2020 e supervisionar o evento.
Agradecemos ao Brasília Beach Esportes Outdoor por abraçar a causa social surdodesportiva e disponibilizar toda a estrutura da arena para o evento em referência, sem custos.
Agradecemos também aos prestadores de serviços e fornecedores pelo trabalho e atendimento que supriram a necessidade da realização do evento e, inclusive, à CAESB/Clube Caeso pelo fornecimento de água potável e às Lojas Havan Brasília pela doação de caixas térmicas e lixeiras para complementar a necessidade de organização deste evento.
Gratidão aos 16 voluntários, que doaram seu tempo, dando grande suporte ao trabalho da organização, e a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente nessa jornada da realização do evento. inclusive, agradecemos o apoio da Central de Interpretação de Libras (CIL/DF), que esteve o tempo todo atendendo a necessidade dos participantes e envolvidos do evento.
Por fim, deixamos nosso agradecimento especial aos 50 surdoatletas por sua participação valiosa neste evento nacional.
Informações:
- Evento: Clicar aqui
- Transparência sobre Termo de Fomento: Clicar aqui