No dia 20 de junho de 2019, a FBDS levou mais 56 atletas para participar a Surdolímpadas do Brasil em Pará de Minas-MG. Foram 7 modalidades que a FBDS levou para disputarem, sendo elas são: handebol masculino e feminino, futebol de campo masculino, karatê feminina, natação, atletismo, badminton, xadrez e tênis de mesa.
Um resultado bem positivo, os surdoatletas tiveram em disputas de altas performances, trouxeram bastante medalhas de ouros, pratas e bronzes. O Distrito Federal se destacou em 2º lugar no geral de medalhas, das Surdolimpíadas nacional, perdendo para São Paulo. Porém, o resultado não significa derrota, foi uma grande vitória, cheia de experiência e oportunidades para os futuros surdoatletas.
foto
Segue o quadro de medalhas das modalidades que a FBDS/Distrito Federal representou:
foto tabela
A FBDS agradece o apoio ao deputado distrital Reginaldo Sardinha e administração do Cruzeiro pela liberação do espaço para os treinos do futebol de campo durante o mês de junho. A equipe de handebol masculina agradece ao gestor Draúcio e a administração de Taguatinga pelo espaço disponível do Ginásio Taguapark durante os sábados e domingos. Além disso a equipe também treinar na quadra pública da 204 norte de semana (segunda e quarta). E a equipe de handebol feminino treinam na quadra publica na 106/107 sul todos os sábados. handebol de Feminino que treinar no 106/107 em Asa Sul todos o sábado. Os demais surdoatletas na modalidade individual treinam em seus clubes, academias e treinadores próprios.
Por fim, faz um enorme agradecimento principalmente ao Secretário de Esporte e Lazer do DF Leandro Cruz, que deve a gratidão de apoiá-lo os surdoatletas, a disponibilidade do transporte terrestre pelo COMPETE BRASÍLIA que levou 46 surdoatletas e 02 treinadores ouvintes.